Pesquisar
Close this search box.

Red Dead Redemption 2: O suprassumo dos AAA mundo aberto

Red Dead Redemption 2
 Por que considerar o segundo título da franquia Red Dead Redemption como um dos melhores (senão o melhor) game de todos os tempos?

  O game, lançado em 2018 pela empresa RockStar Games já conta com praticamente 5 anos desde seu lançamento. Apesar de ter saído para a geração de consoles passada, Red Dead Redemption 2 ainda se destaca em relação a muitos títulos da geração atual. Os motivos são diversos: Gráficos, história, jogabilidade, mistérios, trilha sonora e até nos mais pequenos detalhes, o jogo não deixa a desejar.

 Tendo em conta todo esse mérito, a Gamerlofia separou 4 aspectos do game que o tornam obrigatório a ser concluído por todo jogador.

Mundo aberto e ambientação

  A maior parte do jogo se passa no ano de 1899, em uma representação ficcional do Oeste americano da época, abrangendo no total 5 estados fictícios dos Estados Unidos, sendo eles: New Hanover, Ambarino, Lemoyne, New Austin e West Elizabeth. 

  Além das cidades, podemos encontrar uma flora e fauna tipicamente americana, contendo aproximadamente 200 espécies de animais e 43 tipos de plantas, onde ambos os elementos interagem entre si, sem a necessidade de intervenção do jogador, em um ecossistema tão imersivo, completo e cheio de vida, que faz o jogador se questionar qual é a sua importância naquele meio.

  Podemos nos deparar também com os diversos NPCs humanos que circulam o mapa, todos tendo características únicas e dificilmente sendo encontrados mais de uma vez no jogo, a não ser que ele faça parte de alguma missão secundária. Assim como os animais, os NPCs humanos do game também tem a possibilidade de interagir entre si e com o jogador, dando a todos uma maneira diferente e única de reagir às suas ações no jogo e ao cenário em que estão ambientados. 

  Contendo 19 missões secundárias de estranhos no mapa, somado às missões dos membros da gangue no acampamento, o game em momento nenhum vai te deixar sem nada a ser explorado, tendo uma rica gama de objetivos, possibilidades de finais para  missões, segredos, itens secretos, lojas perfeitamente ambientadas à época, cenários cinematográficos e animais a serem caçados. O título impressiona, inova e marca a geração passada e atual com sua rica imersão e riqueza em detalhes gráficos e mecânicos.

Trilha sonora 

  Composta por Daniel Lanois, Rocco DeLuca, e vários outros talentosos músicos, a trilha sonora do game encapsula a vastidão e a profundidade do Velho Oeste americano de forma única.

  As melodias evocam emoções profundas, desde a melancolia da solidão no deserto até a adrenalina de um tiroteio intenso, sendo impecável também em momentos que trazem mais sensibilidade e causam um mix de sentimentos ao jogador, pondo em evidência a profundidade da obra e a complexidade de sua história.

  A riqueza e a autenticidade dos arranjos, juntamente com a utilização inteligente da música para realçar a narrativa, tornam a trilha sonora de Red Dead Redemption 2 um exemplo brilhante de como a música pode elevar a experiência de um jogo e fazer com que o jogador se sinta completamente ambientado ao cenário do game.

  Como exemplos de músicas marcantes do game, temos:

American Venom

See the fire in your eyes

Train Heist Theme

Cruel, cruel world 

House building theme 

That´s the way it is 

Crash of Worlds

História 

  Read Dead Redemption 2 é um prelúdio do primeiro título da franquia, tendo como protagonista por maior parte do game Arthur Morgan, um fora da lei intimidador que faz parte da gangue de Dutch van der Linde. A maior parte do game se passa em 1899, mas passa por um timeskip que leva o jogador 8 anos para o futuro em uma parte mais próxima ao final do jogo.

   Arthur, ao decorrer do jogo, se depara com questões éticas e morais que o fazem repensar suas ações em vida e que abordam lealdade, redenção, altruísmo e misericórdia, alterando seu futuro e o dos que estão ao seu redor.

  O game, apesar de ter um início lento e muito calmo, não peca na hora de explorar e desenvolver todos os personagens da trama, dando importância até aqueles que não possuem muito tempo de tela.

   A história é recheada com momentos de ação, tensão, reviravoltas, reflexões, entre outras emoções que fazem o jogador não querer desgrudar os olhos da TV e trazendo um mix de sentimentos a tona.

Gameplay e mecânicas 

   Existem muitas mecânicas a serem exploradas pelo jogador no game, algumas mais utilizadas que outras, mas todas igualmente detalhadas.

   Podem ser detalhes muito pequenos, como limpar as armas já muito utilizadas pelo jogador, ou até mecânicas imersivas como domar os próprios cavalos.

   O combate, apesar de não ser tão emocionante no mano a mano, é perfeito nas partes de tiroteios, tanto parado em pequenos locais, quanto correndo pelo mapa com cavalos em um bang bang cheio de euforia.

   A facilidade com que o jogador pode aprender as diversas mecânicas realistas do game, somado ao combate simples mas ao mesmo tempo divertido proporcionado pelos momentos de ação do jogo, dão aos gamers um gostinho de quero mais e fazem o mesmo se sentir altamente ambientado no velho oeste americano.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.